Reunião do CBH Piracicaba aprova ações do Rio Vivo e expansão da Escola de Projetos
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba) realizou, no último dia 5 de maio, sua 51ª reunião extraordinária. Entre os principais temas debatidos estiveram o avanço da iniciativa Rio Vivo – Nascentes Urbanas e a ampliação da parceria da Escola de Projetos com a UNIFEI – Campus Itabira.
Durante a reunião, os conselheiros aprovaram a metodologia para seleção das nascentes que serão contempladas pelo Rio Vivo – Nascentes Urbanas. A iniciativa prevê intervenções em 21 nascentes urbanas da bacia, aliando recuperação ambiental, educação ambiental e participação comunitária.
A apresentação foi conduzida pelo superintendente regional da Agedoce, Alex Cardoso, que detalhou os critérios adotados para escolha das áreas, como localização urbana, acessibilidade, potencial paisagístico e disponibilidade legal.
“Temos alguns critérios definidos, entre eles localização urbana, acessibilidade, potencial paisagístico e disponibilidade legal”, explicou Alex.
O presidente do CBH Piracicaba, José Augusto Costa Gonçalves, destacou a importância do projeto para os municípios da bacia.
“Vejo com muito bons olhos esse projeto. É uma ação que terá impactos positivos em diversos aspectos, como educação ambiental, preservação, valorização histórica e fortalecimento do sentimento de pertencimento”, afirmou.
A plenária também aprovou a proposta de financiamento da execução do Rio Vivo nos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso. Segundo a Agedoce, a medida permitirá dar continuidade às ações em microbacias que já haviam sido mobilizadas anteriormente, além de otimizar a estrutura operacional já existente no Vale do Aço.
Outro destaque da reunião foi a aprovação da minuta do Acordo de Parceria e do Plano de Trabalho com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira, no âmbito da Escola de Projetos do CBH Piracicaba.
A parceria prevê a ampliação da equipe técnica dedicada às ações do Comitê, fortalecendo iniciativas relacionadas à segurança hídrica, saneamento, monitoramento ambiental e recuperação de nascentes.
Ao comentar os resultados da parceria entre Agedoce e UNIFEI, José Augusto ressaltou a importância do trabalho desenvolvido.




Nenhum comentário
No comments yet.
RSS feed for comments on this post.
Sorry, the comment form is closed at this time.