Reunião do CBH Piracicaba aprova ações do Rio Vivo e expansão da Escola de Projetos


13 maio/2026

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba) realizou, no último dia 5 de maio, sua 51ª reunião extraordinária. Entre os principais temas debatidos estiveram o avanço da iniciativa Rio Vivo – Nascentes Urbanas e a ampliação da parceria da Escola de Projetos com a UNIFEI – Campus Itabira.

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram a metodologia para seleção das nascentes que serão contempladas pelo Rio Vivo – Nascentes Urbanas. A iniciativa prevê intervenções em 21 nascentes urbanas da bacia, aliando recuperação ambiental, educação ambiental e participação comunitária.

A apresentação foi conduzida pelo superintendente regional da Agedoce, Alex Cardoso, que detalhou os critérios adotados para escolha das áreas, como localização urbana, acessibilidade, potencial paisagístico e disponibilidade legal.

“Temos alguns critérios definidos, entre eles localização urbana, acessibilidade, potencial paisagístico e disponibilidade legal”, explicou Alex.

O presidente do CBH Piracicaba, José Augusto Costa Gonçalves, destacou a importância do projeto para os municípios da bacia.

“Vejo com muito bons olhos esse projeto. É uma ação que terá impactos positivos em diversos aspectos, como educação ambiental, preservação, valorização histórica e fortalecimento do sentimento de pertencimento”, afirmou.

A plenária também aprovou a proposta de financiamento da execução do Rio Vivo nos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso. Segundo a Agedoce, a medida permitirá dar continuidade às ações em microbacias que já haviam sido mobilizadas anteriormente, além de otimizar a estrutura operacional já existente no Vale do Aço.

Outro destaque da reunião foi a aprovação da minuta do Acordo de Parceria e do Plano de Trabalho com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira, no âmbito da Escola de Projetos do CBH Piracicaba.

A parceria prevê a ampliação da equipe técnica dedicada às ações do Comitê, fortalecendo iniciativas relacionadas à segurança hídrica, saneamento, monitoramento ambiental e recuperação de nascentes.

Ao comentar os resultados da parceria entre Agedoce e UNIFEI, José Augusto ressaltou a importância do trabalho desenvolvido.


Nenhum comentário

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.